Crise nuclear no Japão reacende discussão sobre o perigo radioativo. Em carta à justiça, Greenpeace com o apoio da ONG Acema cobra garantia de segurança em usinas no Brasil.
Diante da grave ameaça radioativa que ronda o Japão após explosão em um reator e acidente envolvendo um segundo no complexo nuclear de Fukushima, norte do país, o mundo retoma o debate sobre a segurança deste tipo de energia.
No Brasil, as usinas de Angra I e II, em Angra dos Reis (RJ), em funcionamento, não oferecem plano de segurança adequado em caso de acidente. A chamada área de exclusão, perímetro a ser evacuado ao sinal de alerta, foi reduzida pelo governo de 15 km para 5 km. Na maioria dos países, a exemplo do Japão, esta área é de 20 km.
Em declaração à imprensa, Odair Gonçalves, presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) afirmou que pretende reavaliar o risco das usinas nucleares do Brasil levando em conta o acidente japonês e rever as normas de licenciamento para este tipo de construção.
Tendo em vista as incertezas sobre a segurança deste tipo de energia, o Greenpeace com o apoio da ONG Acema -Arte Cultura e Meio Ambiente propõem a suspensão da construção da usina de Angra III, próxima fase do complexo nuclear, por meio de uma carta protocolada ao Procurador do Ministério Público Federal em Angra dos Reis (RJ), Fernando Lavieri.
Páginas
Oi! Este blog foi designado para falar propriamente sobre Energia Nuclear. Sua história, sua importância, e as controvérsias que a cercam. Sejam bem-vindos, fiquem à vontade, e não esqueçam de comentar!
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
ONG Acema e Greenpeace pedem suspensão de Angra 3
terça-feira, 1 de novembro de 2011
A eficiência da energia nuclear nos dias de hoje.
Sempre que utilizamos o carro, ligamos o computador,fazemos o jantar, vemos televisão... estamos a utilizar energia. Ao olharmos em volta vemos aviões, navios e trens circularem; tudo isso é devido a ENERGIA.
Não é de estranhar, portanto, que a energia tenha uma tão grande importância para nós. A energia pode ser calor, movimento, luz, convertendo-se nas mais diversas formas de impulsionar a vida.
E cada vez mais a energia nuclear vem crescendo e se instalando em solo brasileiro. E sua eficiência vem ganhado espaço quando o assunto se trata de ENERGIA.
Com as usinas em Agra dos Reis são produzidos cerca de 1.989 MW de potencia, capais de alimentar 35% de todo o estado do Rio de Janeiro.
A energia nuclear por ser menos poluente ao meio ambiente, se torna uma das
energias mais utilizada pelo ser humano.
A Eletrobras vem implantando idéias de levar a energia nuclear a todo o solo brasileiro. No estado do Rio de janeiro o projeto da 3ª usina nuclear, Angra III já está na metade de seu andamento. Levando energia para mais de 5,6 milhões de pessoas até 2015.
Mas com tudo isso as pessoas tem que continuar a preservar a natureza, usando a energia com EFICIÊNCIA.
Nessa intenção preparamos um top com 10 formas de usarmos a energia conscientemente.
TOP
10 DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Conheça os principais gestos que pode ter no seu dia-a-dia para usar eficientemente a energia.
1º Evite ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário.
2º Procure utilizar os transportes colectivos nos seus trajectos diários. E, para distâncias curtas, opte por se deslocar a pé.
3º Procure calafetar as portas e janelas, e isolar paredes, tectos e pavimento da sua casa. Ao fazê-lo, está a economizar energia e a reduzir o investimento em sistemas de climatização.
4º Antes de comprar um novo equipamento,verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia.
5º Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.
6º Desligue os equipamentos no botão, ao invés de desligar apenas no comando.
7º Os aparelhos em modo stand-by continuam a gastar energia.
8º Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando o fizer, seja o mais rápido possível. Verifique periodicamente o estado da(s) borracha(s) das portas do frigorífico. No Inverno, aproveite a radiação solar
para aquecer a casa, através das janelas. No Verão, evite os ganhos solares
excessivos. Em ambas as estações, evite ter os aparelhos de climatização a funcionar com as janelas abertas.
9º Sempre que possível, procure proceder à separação dos diferentes lixos.
10º Utilize as máquinas de lavar, sempre que
puder, com a carga completa e num
programa de baixa temperatura
Se todos fizerem a sua parte. O planeta Terra agradece.
Postar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postagens (Atom)